Neymar relembra eliminação na Copa e cita Messi: "Time jogou para ele"
Atacante do PSG e da Seleção fala sobre frustração após gol da Croácia e sobre cobranças: "Futebol não é individual. Se fosse, já teria alcançado todos os meus objetivos"
“Não tem necessidade, vai subir pra quê?”. A indignação de Neymar após o gol da Croácia contra a Seleção na última Copa do Mundo foi vista e revista Brasil afora e relembrada pelo atacante. Em entrevista ao canal Bandsports, o jogador reviveu o momento, no qual indagava a Fred, e confessou que pensa muito sobre aqueles instantes.
Lesão, lampejos de craque e futuro incerto: a trajetória de Neymar na Copa do Mundo 2022
Neymar havia marcado o gol para o Brasil no primeiro tempo daquela prorrogação, e o time brasileiro sofreu o empate a quatro minutos do fim da segunda etapa. Depois, foi eliminado nos pênaltis. Lesionado, o atacante do PSG não voltou a campo pela Seleção após a Copa do Mundo. Na entrevista, ele não se esquivou das cobranças que sofre, mas ressaltou: futebol é coletivo.
– Só cobram de quem pode. Nunca fugi de cobrança nenhuma. Muito pelo contrário, sempre bati no peito e falei: 'Pode me cobrar'. Não tem essa, sei do meu talento, sei o que posso fazer. Mas futebol não é individual – analisou.
“Se fosse individual, eu já teria alcançado todos os meus objetivos. Mas não é. Obviamente a culpa sai sempre no cara que tem mais nome”, disse Neymar.
A consagração do craque: a trajetória do Messi na Copa do Mundo 2022
Neymar ainda citou o exemplo de Messi, na Argentina, que foi intensamente pressionado a dar um título para a seleção de seu país e esperou muito até ser coroado com o título no Mundial de 2022.
– A gente vê um caso de um cara que sofreu na Argentina muito tempo, que foi o Messi, e agora, na última Copa, ele conseguiu vencer. Por quê? Porque ele teve um time que ajudou ele, que jogou para ele. Chegou ao sucesso. Obviamente que a cobrança é muito grande em cima do meu nome. Não concordo com muitas críticas do que falam, porque da minha vida pessoal, eu faço dela o que quiser. Mas sim, dentro de campo. Pode falar, aí eu não tenho o que falar – disse o camisa 10 do Brasil.
Neymar chora após a derrota do Brasil para a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022 — Foto: REUTERS/Hannah Mckay
Neymar não joga uma partida oficial desde 19 de fevereiro, quando sofreu uma lesão no tornozelo. Ele terminou a temporada com 18 gols e 16 assistências em 29 partidas pelo PSG.
O atacante, de 31 anos, tem contrato até 2027 com a equipe, mas a imprensa francesa considera possível uma transferência na atual janela. No entanto, o cenário pode mudar com a chegada do técnico Luis Enrique, com quem o brasileiro trabalhou no Barcelona.
Fonte: https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2023/06/23/neymar-relembra-eliminacao-na-copa-e-cita-messi-time-jogou-para-ele.ghtml